Hemorroidas e outras Doenças Orificiais

1) O que são doenças orificiais?

Doenças orificiais são aquelas que acometem a região do ânus e canal anal.

2) Quais são as doenças orificiais mais comuns?

As doenças mais comuns são as hemorróidas, fissuras, abscessos, fístulas e condilomas.

3) O que são Hemorróidas?

São veias dilatadas na região anal, podendo ser internas ( dentro do canal anal recobertas pela mucosa intestinal)  e externas ( na parte mais externa do canal anal e ânus recobertas por pele da região). Existe uma herança genética bem estabelecida para seu surgimento, associada ao esforço nas evacuações, gestação, alguns esportes além de ficar tempo prolongado sentado no vaso sanitário.

4) Quais são os sintomas mais comuns das hemorróidas?

Ela se manifesta na maior parte das vezes no momento da evacuação com dor, sangramento vivo, as vezes prolapso dos mamilos e prurido. Em casos de complicações (como a trombose), se forma uma nodulação mais endurecida e bastante dolorosa.

5) Qual é o tratamento das hemorróidas?

Seu tratamento na maior parte das vezes é clínico, com bom funcionamento intestinal ( maior ingestão de fibras e água), reduzir  o esforço evacuatório, cuidados locais com higiene e pomadas específicas. Nos casos em que o tratamento clínico não tem bom resultado, pode ser necessário e tratamento cirúrgico, que hoje dispõe de várias técnicas e equipamentos que resultam em melhores resultados e maior conforto no pós-operatório. Não há correlação direta das hemorróidas com o câncer colorretal, porém às vezes os sintomas podem ser parecidos. Desta forma, pessoas com algum sintoma devem procurar um especialista para ser avaliado e tratado com segurança.

6) Quais são as outras causas de sintomas na região anal?

Além das hemorroidas, outras doenças podem causar sintomas parecidos na região anal. As principais são as fissuras, abscessos, fístulas e infecção pelo HPV.

7) Fissuras anais

As fissuras são úlceras lineares (semelhante a um corte)  na região anal. Geralmente está relacionada a trauma local ou evacuação traumática pelo ressecamento das fezes. Os sintomas principais são dor e sangramento vivo na evacuação. Elas podem ser agudas  que tem bom resultado com tratamento clínico ou crônicas, que muitas vezes necessitam de tratamento cirúrgico.

8) Abscessos e fístulas anorretais

Os abscessos anorretais resultam da infecção de algumas glândulas da região, formando uma cavidade com pus. O tratamento consiste na drenagem cirúrgica e antibióticos. Cerca de metade dos casos de abscessos resultam em fístulas, que são comunicações do reto ou canal anal com a pele da região ao redor do ânus ou nádegas. Seu diagnóstico é clínico porém na maioria das vezes requer tratamento especializado, principalmente nos casos em que há acometimento dos esfíncteres, com risco de incontinência anal.

9) Condilomas e HPV

A infecção pelo HPV pode resultar em lesões verrucosas na região perinal e canal anal chamadas de condilomas. Consiste em uma doença sexualmente transmissível, porém sem a necessidade de penetração para o contágio (contato íntimo). Ela se manifesta com a formação de verrugas na região, às vezes com sangramento e prurido local. O diagnóstico deve ser feito por especialista, as vezes com necessidade de biópsias de lesões suspeitas. O tratamento depende da extensão das lesões, podendo ser feita aplicações de medicações no local ou mesmo tratamento cirúrgico sob anestesia. Alguns subtipos do HPV está relacionado com o câncer da região. Desta forma o diagnóstico, exames preventivos e o tratamento efetivo são fundamentais.

Picture of INSTITUTO PAULISTA DE CIRURGIA

INSTITUTO PAULISTA DE CIRURGIA

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail