Hérnia de Hiato

A hérnia de hiato corresponde a uma pequena estrutura que se forma quando uma porção do estômago passa por meio de uma região chamada de hiato esofágico, que é encontrada no diafragma e, normalmente, só deve permitir a passagem do esôfago.

As causas da formação da hérnia de hiato ainda não são muito bem esclarecidas, porém a obesidade e o excesso de atividades físicas podem favorecer o surgimento dessa hérnia. Na presença desse tipo de hérnia, a porção inicial do estômago não se encontra na posição correta, que é abaixo do diafragma, facilitando o retorno do conteúdo ácido para o interior do esôfago e levando à ocorrência do refluxo gastroesofágico e da sensação de queimação na garganta.

O diagnóstico de hérnia de hiato pode ser feito pelo médico após observação de sintomas de refluxo, embora a única forma de confirmar a existência da hérnia seja fazendo um exame de imagem, como uma endoscopia ou um exame contrastado com bário, por exemplo.

Quais são os Sintomas da hérnia de hiato?

A maioria das pessoas que tem hérnia de hiato não apresentam sintomas, mas as que tem, os sintomas costumam surgir cerca de 20 a 30 minutos após as refeições e tendem a desaparecer pouco tempo depois, sendo os principais:

– Azia e queimação na garganta;
– Dificuldade para engolir;
– Tosse seca e irritativa;
– Sabor amargo frequente;
– Mau hálito;
– Arrotos frequentes;
– Sensação de digestão lenta;
– Vontade de vomitar frequente.

Esses sintomas também podem ser indicativos de refluxo e, por isso, é comum que o refluxo gastroesofágico seja diagnosticado antes da hérnia de hiato.

Como é feito o tratamento?

A melhor opção de tratamento para a hérnia de hiato é a perda de peso, sendo necessário, na maioria das vezes, adequar a dieta e evitar o consumo de alimentos com muita gordura ou muito condimentadas e ingerir bebidas alcoólicas. Estes alimentos são mais difíceis de serem digeridos e podem piorar os sintomas da doença, devendo ser sempre evitados.

Além disso, é importante realizar refeições leves, com pouca quantidade e comer a cada 3 horas para tratar os incômodos causados, assim como evitar deitar-se logo após comer e não beber líquidos nas refeições.

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia para a hérnia de hiato é indicada apenas em casos mais graves e quando os cuidados com a alimentação não são suficientes para aliviar os sintomas causados pelo refluxo gastroesofágico ou quando há estrangulamento da hérnia, por exemplo.

Esse tipo de cirurgia é feita através da laparoscopia, sob anestesia geral e a recuperação total leva cerca de 2 meses.