Hérnias

Saiba o que é, quais são as Hérnias mais comuns, quais são os principais sintomas e a cirurgia.

Hérnias

HÉRNIAS

DA PAREDE ABDOMINAL

O QUE É A HÉRNIA DA PAREDE ABDOMINAL?

Hérnias são defeitos (orifícios) que se formam na parede abdominal que permitem a entrada de estruturas que ficam dentro da cavidade abdominal, normalmente alças do intestino ou a gordura que envolve os órgãos abdominais.

QUAIS SÃO AS HÉRNIAS MAIS COMUNS?

As hérnias mais comuns são: inguinal (região da virilha), umbilical, epigástrica (região acima do umbigo) e as chamadas incisionais, que se formam em local de alguma incisão de cirurgia realizada previamente.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

O principal sintoma é o aparecimento de um abaulamento na região que geralmente se acentua com manobras de esforço. Muitas vezes está relacionado a dor local. Nos casos complicados podem surgir sinais inflamatórios.

QUAIS SÃO OS RISCOS OU COMPLICAÇÕES QUE PODEM OCORRER?

As complicações estão geralmente relacionadas ao encarceramento do conteúdo da hérnia, ou seja, a víscera passa pelo anel herniário e fica estrangulada. Essa situação requer tratamento de emergência para que não ocorra necrose ou infecção local.

COMO É A CIRURGIA PARA CORREÇÃO DAS HÉRNIAS?

A cirurgia consiste basicamente na correção do defeito da parede abdominal. São realizados exames pré-operatórios (laboratoriais e cardiológicos) para maior segurança do ato anestésico. Existem dois modos diferentes para correção cirúrgica: cirurgia aberta e a cirurgia minimamente invasiva com utilização da videolaparoscopia e em casos mais complexos a cirurgia robótica. Cada caso deve ser analisado individualmente para escolha do melhor método. Na maioria deles é necessário o uso de próteses (telas). Hoje elas são bastante seguras e oferecem menor chance de recorrência.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA?

Na maioria das vezes o período de internação é curto. Em casos mais simples pode ser feito com anestesia local e alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. Porém, na maioria dos casos, o paciente passa uma noite no hospital sendo liberado no dia seguinte da cirurgia. Geralmente em 2 semanas o paciente está apto a retornar ao trabalho e atividades do cotidiano. A atividade física é liberada em torno de 1 mês. Vale ressaltar que os procedimentos minimamente invasivos (laparoscopia e robótica) geralmente oferecem menos dor e menor tempo para retorno às atividades.