Nem todos se sentem à vontade para falar sobre gases intestinais. Apesar do tabu em torno do assunto, é muito importante lembrar que os gases são absolutamente normais1 e fazem parte do nosso organismo. Estima-se, inclusive, que uma pessoa adulta elimine gases até 14 vezes ao dia, conscientemente ou não. Para aliviar o incômodo, portanto, é fundamental falar sobre o assunto.
Em primeiro lugar, é importante entender o que significa flatulência e como o quadro se desenvolve. Flatos nada mais são do que gases intestinais eliminados pelo reto. Quando esses mesmos gases são eliminados pela boca, nós os chamamos de arrotos. Eles podem surgir a partir do ar engolido ou ser resultado da digestão de alguns alimentos por bactérias do intestino.
Alimentos que pioram os gases
Além do ar ingerido durante a mastigação ou ao comer sobremesas, como balas e chicletes, vale lembrar que os gases intestinais podem ser causados pela digestão de alguns alimentos e bebidas. Alguns carboidratos, por exemplo, chegam ao cólon (intestino grosso) sem serem completamente digeridos, onde são metabolizados pelas bactérias ali presentes, resultando em hidrogênio e dióxido de carbono.
Se você sofre com gases em excesso e tenta não engolir muito ar durante as refeições, talvez seja uma boa ideia avaliar que alimentos fazem parte da dieta e podem estar causando desconfortos abdominais. Os alimentos que costumam causar mais gases intestinais são os citados abaixo:
- Alimentos ricos em fibras, como frutas, grãos, ervilhas e farelo de aveia;
- Alimentos ricos em frutose, como figos, peras, uvas, tâmaras e ameixas;
- Alimentos ricos em rafinose, como repolho, brócolis, couve-flor e feijão;
- Alimentos derivados do leite, como queijos, manteiga e sorvete;
- Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cerveja;
- Alimentos com sorbitol, um adoçante artificial.
Se, após consumir alimentos derivados do leite, você notar sintomas como náuseas, estufamento e dor abdominal, além de gases, é importante conversar com o seu médico, pois estes podem ser sinais de intolerância à lactose. Ela pode surgir ao longo da vida, mesmo que você nunca tenha enfrentado nenhum problema digestivo após ingerir derivados do leite na infância ou juventude.
Como evitar e aliviar o problema
Como falamos no começo do texto, gases intestinais não são uma condição exclusiva de algumas pessoas – todos podemos eliminá-los, em maior ou menor quantidade. Algumas dicas, porém, ajudam a prevenir o acúmulo e a formação de gases no intestino. Na hora de se alimentar, por exemplo, tente ingerir os alimentos com mais calma e tranquilidade, em um ambiente calmo.
Evite, por alguns dias, aqueles alimentos que mais causam gases, fique de olho nos sintomas e veja como o seu organismo reage com essas trocas no cardápio.
Se, ainda assim, você sentir um intenso desconforto com os gases, é possível considerar o uso de medicamentos.